Seguidores

Biografia de Chris Jericho




Nome: Christopher Keith Irvine
Ring Name: Chris Jericho
Outras Gimnicks: Y2J, Lionheart, Last Survivor, Corazón de León, Super Liger e Moongoose McQueen
Altura: 1, 78 m
Peso: 105 Kgs
Data de Nascimento: 9 de Novembro de 1970 (36 anos, até sexta feira!)
Local de Nascimento: Manhasset, New York
Residência: Tampa, Flórida (muitos wreslters moram em Tampa, ex: John Cena, Batista...)
Treinador: Keith Hart
Estreia: 2 de Outubro de 1990
Finishers: Walls of Jericho e Lionsault
Favorite Moves:/Triple Powerbomb/Step Up Enziguri/Running Knee to Victim/The Lionsault/The Breakdown/Flashback/Jumping Forearm/Cocky Pin/Missile Dropkick /Modified Bulldog/Springboard Dropkick to Apron/Flying Corkscrew Back Elbow Smash/Double Underhook Backbreaker/Adjacent Springboard Plancha/Backbreaker into Over Knee Back Rack


È um dos Wrestlers com Maior Numero de títulos da WWE
Ao contrário do que muitos pensam, Jericho não vem da refêrencia biblíca as famosas Muralhas de Jericó e sim a um CD da banda de Power Metal Helloween, chamado Walls of Jericho. Chris Jericho também é Musico
Fez história ao ser o primeiro WWF Undisputed Championship, após ganhar de The Rock e Stone Cold Steve Austin na mesma noite, unificando o título da WWE com o da WCW. É também o recordista em campeonatos intercontinentais , vencendo-o por sete vezes.
Carreira no Wrestling
ECW e Federações independentes (1990-1996)
Após completar o colégio, Chris fazia manutenção de ringues para seu amigo Bob Holliday. Aos 19 anos, entrou para a escola de wrestling dos irmãos Hart. Dois mêses depois, ele estava pronto para competir, estreiando em Outubro de 1990.
Jericho trabalhou para Tony Condello, fazendo competições na Northern Manitoba que mais tarde, formou vários superstars como Adam Copeland (Edge), Christian Cage e Rhino.
No inverno de 1992, ele trabalhou no México. Seu carisma e técnica, despertaram atenção do wrestling do Japão. Após 12 mêses de conversas, em 1994 foi para o japão e competiu pela WAR promotion, enfrentando grandes estrelas como Ultimo Dragon, para o qual Jericho perdeu o WAR International Junior Heavyweight title.

Em 1994 Jericho se reuniu com Lance Storm para competir na nova organização de wrestling de Jim Cornette, a Smoky Mountain Wrestling
Em 1995, Jericho competiu na New Japan Pro Wrestling Tournament, perdendo nas finais para Chris Benoit.
Em 1996, graças a Mick Foley, Jericho começou a trabalhar na Extreme Championship Wrestling promotion, vencendo o ECW World Television Title junho de 1996. Este foi o seu primeiro título nos Estados Unidos. Ainda na ECW, Chris Jericho teve a chance de competir com vários talentos, que mais tarde representariam a WCW e a WWE, tais como Taz, Sabu, Rob Van Dam e Shane Douglas.
World Championship Wrestling
1996-1997
Em Augosto de 1996, Jericho fez sua primeira apresentação na WCW e no dia 15 de Setembro, participou de seu primeiro pay-per-view, em uma luta contra Chris Benoit
Foi apontado por agentes, como futuro da WCW(e na mesma época criaram o seu novo finisher, o Lion Tamer (domador de leões). Em 28 de junho de 1997, Jericho ganhou de Syxx em Los Angeles, California para conquistar o WCW Cruiserweight Championship pela primeira vez. Ganhou novamente em 12 de agosto de1997 vencendo Alex Wright, após aplicar o Liontamer.

1998-1999
Jericho começou seu Hell turn quando venceu o títlo de Cruiserweight pela terceira vez, ganhando de Rey Mysterio no dia 24 de janeiro de 1998. Chris forçou Rey a desistir após o Liontamer. Após a luta, Jericho 'destruiu' o joelho de Mysterio com uma cadeira de aço. Rey precisou de 6 meses para recuperação. Chris teve uma breve rivalidade com Juventud Guerrera quando Guerrera insistia em lutar com Jericho pelo Cruiserweight Championship. Quando a chance foi dada, Guerrera perdeu não só a luta, como a máscara, após uma Lucha de Apuestas (título vs. mascára)
Após isso, Chris começou uma longa rivalidade com Dean Malenko, após dizer que se sentia superior a Malenko e se negava lutar com ele. Após mêses de rivalidade, em um episódio da WCW Thunder, Malenko lutou com Jericho que vestia a máscara de Juventud Guerrera. Jericho ganhou a luta e obrigou Malenko a se retirar do wrestling por um determinado tempo. Chris aproveitou e fez piadas com Malenko, dizendo que este não sabia lutar.
Então decidiu-se ver quem seria o candidato ao título de Jericho. Foi feito um Battle Royal, que foi vencido por Ciclope após Juventud Guerrera apertar a mão de Ciclope e se eliminar, pois Juventud acreditava que Ciclope era melhor que Jericho. Chris não gostou nem um pouco da atitude de Juventud, e se disse vitíma de uma conspiração para o tirar fora do título.
A rivalidade de Jericho com todos os Cruiserweights se encerrou após Dean Malenko retornar e golpear Jericho com uma cadeira de aço. Malenko foi suspenso na semana seguinte.
Em 12 de julho de 1998 Jericho foi derrotado por Rey Mysterio(que se recuperava de lesão). No entanto, na noite seguinte, Chris Jericho ganhou o título novamente.
Jericho perdeu para Juventud Guerrera no Road Wild 1998 com Dean Malenko de árbitro especial. No dia 10 de agosto, Jericho venceu Stevie Ray para ganhar pela primeira vez o WCW World Television Championship.

Dia 30 de novembro de 1998 Jericho perdeu seu título para Konnan. Iniciou então uma rivalidade com Perry Saturn no ínicio de 1999. A rivalidade não deu certo, mas culminou em uma luta final de Jericho e Saturn no Uncensored, com vitória de Saturn. Esta foi a última participação de Chris Jericho na WCW.
WWE

2003-2005

Em 13 de janeiro de 2003, Jericho ganhou um combate over-the-tope rope contra Kane, RVD, and Batista para selecionar o seu número de entrada para o Royal Rumble 2003. Chris escolheu o número dois, para iniciar lutando com Shawn Michaels, que tinha o número um de entrada. Após Michaels entrar, ao invés de Jericho, aparece Christian, com as roupas de Jericho e atacou Shawn pelas costas, e logo o eliminou. Mas Shawn teve sua revanche quando viu Jericho ser eliminado por Test.Os dois se encontraram novamente na WrestleMania XIX. No final, Michaels garantiu a vitória, e após um abraço, Jericho não deixou barato, e aplicou um golpe baixo, deixando Shawn Michaels no chão.
No final de 2003, Jericho iniciou um romance com Trish Stratus tendo como principal aliado Christian que iniciou um com Lita. Mas começou uma disputa, para ver qual dos dois levava sua parceira a cama primeiro. Trish não aceitou a aposta se considerou apenas amiga de Jericho. Na semana seguinte, Chirstian enfrentou Trish, e a submeteu a um Walls of Jericho.Chris Jericho então, pediu uma revange para a WrestleMania XX. Lá Christian ganhou de Jericho depois de Trish atacar Jericho (pensando que era Christian) e então Christian conseguiu o roll up. Após a luta, Trish atacou Jericho pelas costas e deu um beijo em Christian. Isso levou a um handicap match no Backlash de 2004, no qual Jericho ganhou.
Jericho ganhou pela sétima vez o Intercontinental Championship noWWE Unforgiven de 2004 em uma luta contra Christian. Mas este foi o mais curto reinado, já que Jericho perdeu para Shelton Benjamin na semana seguinte no pay-per-view Taboo Tuesday de 2004.

Jericho contava como parceiros Randy Orton, Chris Benoit, e Maven para engrentar Triple H, Batista, Edge, e Snitsky no Survivor Series de 2004, no qual a estipulação era que a equipe vencedora ganhava controle da RAW por um mês. A equipe liderada por Jericho, saiu vencedora. Durante sua passagem como General Manager da RAW, Jericho tirou o título das mãos de Triple H. No New Year's Revolution de 2005, Jericho competiu na Elimination Chamber contra Triple H, Chris Benoit, Batista, Randy Orton e Edge pelo World Heavyweight Championship. Shawn Michaels foi o árbitro especial. Jericho no final foi eliminado por Batista.
Na WrestleMania 21, Jericho participou do primeiro Money in the Bank ladder match. Este tipo de luta foi idéia dele, e teve como oponentes Benjamin, Chris Benoit, Kane, Christian, e Edge. Mas quem tem a idéia nem sempre leva a melhor, e Jericho perdeu para Edge o combate.No Backlash 2005, Chris Jericho lutou novamente contra Shelton Benjamin pelo Intercontinental Championship, mas não conseguiu ganhar.No dia 12 de junho de 2005 Jericho lutou no primeiro combate do ECW One Night Stand (2005) contra Lance Storm.Jericho usou sua gimnick de Lionheart.Jericho perdeu após interferencia de Justin Credible;
No dia 22 de Agosto de 2005, Jericho lutou contra John Cena num combate You're Fired (Estás despedido). Jericho perdeu esse combate mas, ao contrário do que foi dito, Jericho não foi despedido. Na verdade, o seu contrato terminava poucos dias depois desse combate e Jericho decidiu não renovar o contrato, alegando cansaço e desgaste após 15 anos no wrestling. Se dedicou então a voltar para reformular sua banda Fozzy para fazer uma tour mundial.

O retorno
Em setembro de 2007, a WWE começou a realizar pequenas chamadas de 15 segundos, com códigos biários similares aos apresentados em Matrix, com a inscrição Save_us (Nos salve). Por toda a internet, criou-se uma euforia aguardando o retorno de Jericho. O mesmo se apresentou em vários programas de rádio e TV negando sua volta a WWE. Em outubro, foi apresentado outro vídeo, desta vez com a chamada 2nd Comming (Retorno). Após este vídeo, nem mesmo o próprio Jericho conseguia negar seu eminente retorno a WWE.
Pondo fim as especulações, Chris Jericho regressou na edição do Raw do dia 19 de novembro de 2007 interrompendo Randy Orton e afirmou que se tornaria o próximo Campeão da WWE. Enfrentou Randy Orton pelo título da WWE no Armageddon, onde ganhou por desqualificação, sendo atacado por JBL.

Músico
Formou a banda Fozzy em 2000, e até agora lançaram 3 CDS, sendo o último em 2005.
Vida pessoal
Jericho divida sua vida entre a cidade de Los Angeles, Califórnia e Tampa, Flórida. Sua esposa se chama Jessica Lee Lockhart. O casal tem um filho, Ash Edward Irvine (nascido em 24 de setembro de 2003) e duas filhas gêmeas, Cheyenne Lee Irvine e Sierra Lorreta Irvine (nascidas em 18 de julho de 2006).
Apesar de nascer nos Estados Unidos, Jericho se considera canadense, com muito orgulho, pois lá se lançou para o mundo do wrestling.
Jericho foi indicado para o Hall da fama de wrestlers canadenses no dia 25 de setembro de 1997. No dia 5 de julho de 2004, Jericho recebeu o prêmio da Order of the Buffalo Hunt em uma cêrimonia realizada em Manitoba, por seus trabalhos com crianças pobres. Antes, o prêmio só tinha sido atribuído ao Papa João Paulo II, ao prefeito de Chicago Richard Daley, e a Madre Teresa.
No Wrestlemania 24, Jericho chegou perto de vencer a Money In The Bank, quando estava subindo para pegar a maleta, CM Punk o puxou fazendo com que ele ficasse preso na escada, Punk foi o vencedor do combate.
Atualmente Jericho está em uma feud com Shawn Michaels, onde Chris faz seu heel turn, ele era Intercontinental Champion, até o Night Of The Champions, onde foi derrotado por Kofi Kingston.

TÍTULOS:

• CRMW (Canadian Rocky Mountain Wrestling) North American Tag Team titles w/Lance Storm (October 17, 1992);
• CRMW (Canadian Rocky Mountain Wrestling) North American Tag Team titles w/Lance Storm defeating The Brotherhood (January 23, 1993);
• CRMW (Canadian Rocky Mountain Wrestling) Heavyweight title defeating Bif Wellington (1993);
• WWA (Mexico) Tag Team titles w/El Dandy (1993);
• NWA Middleweight title -as Corazon de Leon- (1993-94);
• WAR International Junior Heavyweight title -as Lion Do- (1995);
• WAR International Junior Heavyeight Tag Team titles -as Lion Do- w/Gedo (1996);
• ECW Television title Derrotando Pit Bull #2 (June 27, 1996);
• WCW Cruiserweight title Derrotando Syxx-Pac (June 28, 1997);
• WCW Cruiserweight title Derrotando Alex Wright (August 12, 1997);
• WCW Cruiserweight title Derrotando Rey Mysterio Jr. (January 24, 1998);
• WCW Cruiserweight title Derrotando Dean Malenko (June 15, 1998);
• WCW Cruiserweight title Derrotando Rey Mysterio Jr. (July 13, 1998);
• WCW Television title Derrotando Booker T (September 10, 1998);
• WWF Intercontinental title Derrotando Chyna (December 12, 1999);
• WWF Intercontinental title -Co Champions with Chyna- (January 3, 2000);
• WWF Intercontinental title Derrotando Chyna (January 23, 2000);
• WWF Intercontinental title Derrotando Chris Benoit (May 2, 2000);
• WWF European title Derrotando Kurt Angle in a 3-WAY (WrestleMania 2000);
• WWF Intercontinental title Derrotando Chris Benoit (January 21, 2001);
• WWF Hardcore title Derrotando The Big Show (May 28, 2001);
• WWF Tag Team titles w/Chris Benoit Derrotando Triple H & Steve Austin (June 2001);
• WWF Tag Team titles w/The Rock Derrotando The Dudley Boyz (October 22, 2001);
• WWF Heavyweight title Derrotando Steve Austin (December 9, 2001);
• WCW Heavyweight title Derrotando The Rock (December 9, 2001);
• WWF Undisputed World title -Recognized by Unifying WWF & WCW titles- (December 10, 2001)
• WWF Intercontinental title Derrotando Rob Van Dam (September 16, 2002);
• WWF Tag Team titles w/Christian Derrotando Kane & The Hurricane (October 14, 2002);
• WWE Intercontinental title Derrotando Rob Van Dam (October 27, 2003 - RAW);
• WWE Intercontinental title defeating Edge (September 12, 2004);
• Wrestling Observer Newsletter
o Most Underrated Wrestler award (1999)
o Most Underrated Wrestler award (2000)
o Best Interviews award (2003)


VIDEOS:

Tributo a Chris Jericho

The Rock Vs Chris Jericho - World Heavyweight Championship - WCW (Parte 1)

The Rock Vs Chris Jericho - World Heavyweight Championship - WCW (Parte 2)

Chris Jericho Vs Stone Cold WWF Championship - WWF (Parte 1)
Chris Jericho Vs Stone Cold WWF Championship - WWF (Parte 2)

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

Copyright @ 2010 - WWE ao Extremo - Design by BTN